segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Porções, fragmentos e avessos no mundo de Oz...


Enquanto isso no mundo de OZ...

"Milhões de pessoas que sonham com a imortalidade não sabem o que fazer numa tarde chuvosa de domingo". Pensava nesta frase e sorria, enquanto descobria os detalhes de uma árvore completamente cabeluda de tantos fiapos soltos. Embora não estivesse chovendo, era um típico dia como este, por volta das 13h.
- Olha isso aqui! Exclamou, tirando-me dos devaneios poéticos, querendo mostrar uma banheira do século XIX no alto de uma mini torre.
Estávamos em um museu ao ar livre. Ela fotografava, de frente, de lado, de costas e até de cabeça para baixo se assim o ângulo fosse favorável à sua arte.
Voltando ao meu mundo de pequeno príncipe, já fui logo dizendo: "se fosse um escravo dessa Baronesa...” Antes de terminar meu raciocínio me interrompeu:
"Eu seria a Lady!"
Uma Lady bem às avessas eu diria, que minutos depois, estaria sentada no chão, batendo papo com um casal de hippies. Esta é a Lívia.
Com a mesma classe e educação que freqüenta festas chiques, também pede isqueiro emprestado na porta do pronto socorro a uma noiva, às 5 da manhã.
Loas e bajulações são desnecessárias neste contexto. Tampouco obra feita, facilmente decifrável, pois tudo é muito forte. Ela se joga.
"Eu me jogo fora". (Sim, ela é atrevida e me contraria até no texto)
Fora? Só se for fora dos caminhos onde os outros conheçam. Conectada pela intensidade, move-se livremente para onde quiser, a fim de respirar profundamente e sentir as doses de loucura. Ela não precisa de contexto, é um texto livre, aberta a mudar a qualquer instante, em que achar que deva, esteja a fim e que faça sentido para si. Perfeito rascunho de pássaro.
Bem ao longe, o homem de lata escuta minha explicação. O amigo galvanizado se encantou com as pequenas porções deste que fora descrito, muito embora a própria dona não perceba o quão sortuda é, por ter um coração tão bom. Ele realmente adoraria a experiência de tê-lo.

O espantalho curioso, pensou que algo em minha descrição também poderia lhe ser útil. Ficou quietinho ao lado do seu amigo e pôs-se a ouvir.
Segurança para Lívia, é a busca pelo incerto.
Assim ela se sente viva!
Embora o que ela chame de loucura, eu entenda por coragem,
O que muitos entendem por dificuldade, Lívia lê como desafio.
Sua mente não sinaliza distância e seus meridianos são inquietos.
Deve ser por isso seu cheiro de rosa dos ventos, com pontos cardeais que levam a qualquer lugar ou parte alguma.
Pela sofisticada capacidade de assimilação, há quem diga que é nova.
Nova? Lívia é milenar...
Possui rugas e cicatrizes internas que o paradoxo da sua idade não revela,
A não ser pelo paladar completamente infantil e divertido.
Com demasiadas curiosidades, sua cultura é livre de pudores. Geralmente em dúvida ou abstendo-se de opiniões enfáticas, o que ela nomearia de indecisão, eu chamaria de inteligência, pois há sempre de analisar mais de um ponto de vista.
O espantalho, extasiado com os fragmentos, interrompeu-me perguntando de que forma ele poderia ter um cérebro como esse. Sorri, porque apenas descrevera o que Lívia tem de sobra.

O leão medroso levantara as orelhas, pois algo parecia que ali encontraria algum exemplo de coragem. Sim, coragem é o multiplicador de Lívia em suas façanhas.
Não se arrepende de nada, mas isso não quer dizer que se orgulhe de tudo. É uma pessoa equilibrada.
Com plena consciência de sua intensidade, ela sabe que paga-se um preço por isso, que às vezes é bom às vezes é ruim. Mas tudo faz parte das páginas de histórias que há de se contar, ainda bem, não são felizes todos os dias.
Adepta da linguagem das bocas mudas, não tem necessidade de chamar atenção. O que ofusca mesmo em si é a luz mágica de seus avessos. Esses que não são visíveis, palpáveis, não possuem posição social e sequer tem coisas sobrando.
Dando vazão às inquietudes, seu destino não é acalmar temporais, mas estar no meio deles, de preferência, ouvindo música clássica, sentindo o vento ceder aos arroubos do clima.
Sua linha não existe certo, pois sinaliza o não dito, também o não vivido, o impreciso e o que ainda não conhece.

“Eu quero, eu quero!” Diziam homem de lata, espantalho e leão ao me pressionarem por encontrar tudo o que o conto de fadas havia tirado deles. Lívia tinha bom coração, cérebro e ainda por cima, coragem.

- EU QUERO (Acorda), em que planeta tu estás?
- Hã? Respondi voltando do meu transe...
- Eu quero mais uma cerveja.
Lá estava Lívia, à minha frente sentada em uma mesa de bar, consumindo, cerveja, cigarros e blues. Eu sorri, balancei a cabeça e pedi mais uma.

Acho que jamais conseguirei juntar essas peças e sinceramente? Nem quero.
Sempre amei os mosaicos, pois são feitos de alma.

32 comentários:

Ju Panissa disse...

Nossa Fê, que lindo! Extrapolou minhas idéias, não tenho como descrever. Agora da pra entender "Foi o tempo que você dedicou a sua rosa que a fez tão importante.”

Fer disse...

Brigada querida. *-*

Cris disse...

Nossa... inveja boa dessa Lívia! Ganhar uma crônica de presente não é p qq um! Adorei.
Teu melhor texto até hj pequeno príncipe!

Unknown disse...

Sem palavras! Rico em detalhes, com vida propria, audacioso e atrevido, entretanto meigo e delicado. Um dos mais belos que li! A cada cronica me surpreendo com teu poder simples e fascinante de prender nossa atenção e nos momentos certos deixar-nos sem folego! Parabens Fer!!

Fer disse...

^^ Brigada meninas!

Priscila disse...

Que coisa mais linda este texto...Intenso, rico e bem escrito! PERFEITO!

Angel disse...

Simples, intenso... de uma riqueza incalculavel! Quem dera que todos os presentes na vida fossem assim! Arrasou Fer!

Lívia disse...

Sem palavras, sem palavras..........

ou melhor, apenas duas palavras:

FEZ SENTIDO *-*

*-*

*-*

Fer disse...

Faz sentido! *.*

Kaka disse...

Seus textos estão cada vez melhores. Tu não tem limite Fê...sempre se supera. PERFEITO, de tirar o fôlego!

Camila disse...

Que sensibilidade em explicar uma pessoa com tamanha riqueza de detalhes e explicar ainda os por quês.Inteligente, lindo e fascinante!
Não sei se me encanto pela tua descrição ou pela forma linda com que tu percebe as pessoas!

Fer disse...

Muito obrigada! ;)

Unknown disse...

Só te conhecia de ouvir falar, mas com esse texto pude te conhecer melhor.
Realmente soubeste descrever minha prima como ela é!!!
Tu tens um dom maravilhoso de perceber como as pessoas são, o que é raro.
Adorei o texto, muito lindo, como disse a Livi, sem palavras!
Márcia

Fer disse...

Puxa, muito obrigada! Realmente fico feliz que o texto obteve o resultado que eu esperava.
Minha filosofia é escrever pela sensibilidadem senão não faria sentido! Abraço.

Braim disse...

Para escrever dessa forma, não basta conhecer bem, é preciso sentir. A riqueza dos detalhes são abraçadas pela delicadeza.
Não pare nunca de escrever Fernanda.FANTÁSTICO!!

Kaka disse...

Eu não devo te parabenizar pela crônica pq sei da tua capacidade Fer, mas cumprimento a Lívia que é sortuda demais de ganhar um texto como esse! Lindo Fer!

Fer disse...

Obrigada gente! Fico feliz =D

carol disse...

Tô sem folego gata. Que texto hein?
Superou todos! ^^

Te disse...

Bravissimo Stracioni! Bacio

Karis_Ungari disse...

Nossa heim queria ser essa pessoinha aiii...deu até aquele ciúmes.... mas realmente lindoooo!!!!

Fer disse...

Grazie Tete!

Fer disse...

Jose querida...não precisa! *-*
vc é mto especial, sabe disso.

Fer disse...

*sabes

Raquel disse...

Cada vez me supreendo mais com o que vc escreve Fe. Lindo, lindo!

Christian disse...

Geralmente fico no anonimado ao ler teu blog, mas essa crônica foi demais garota. sou seu fã.

Fer disse...

Cara... fazia várias crônicas que não te via por aqui...hehehe
Bom saber que vc lê mesmo que não as comente! abraço

Karina disse...

Fer,

Parabéns...vc manda bem.

Fer disse...

Valeu Ka! adoro suas crônicas tb! beijos

Débora disse...

POxa principa que lindo desta vez tu te superou, amores, amores,razões e delirios tu és simplismente de maisss, como é bom ser amada e lembrada por alguém tão especial como vc LIVIA é realmente alguém de especial e de muita sorte te adoro principa querida.

Fer disse...

Débora querida!
vc sempre delicada! valeu...
te adoro tb e boas férias aí em macapá, aproveite! ;)

Anônimo disse...

Gente...tenho muito respeito pela Lívia, por ter ganho essa crônica MARAVILHOSA!
Respeito e ciúmes, diga-se de passagem!

Anônimo disse...

Texto lindo! Meus parabéns à autora, e à personagem principal. Sintonia perfeita.