sábado, 1 de maio de 2010

Rótulos (Etiquetando gente)

O ser humano e sua mania de fazer associações.
No auge de sua pretensão, com a desculpa da bendita opinião própria, sentem imensa necessidade de engavetar gente. Talvez para se sentir no controle, classificam pessoas, sob as mais absurdas e imaginárias perspectivas que possam existir. A cada dia cria-se um rótulo novo, me parece que juntam pessoas em bolos e classificam, como se tudo pudesse ser mapeado.
Rotula-se negro de pobre, homossexuais de pervertidos, deficientes físicos de incapazes, rotula-se feio, bonito, gordo, magro...e por aí vai.
Eu uso dreads! Perdi as contas de quantas vezes me ofereceram maconha, simplesmente pela minha aparência. Coincidência? Não. Rótulo! Me reservo o direito de não ter que explicar meu estilo, mas também fico profundamente embasbacada pelos inúmeros "processos de seleção" aos quais passamos diariamente, caminhando na rua por exemplo. Não somos obrigados a carregar uma placa que nos defina, tampouco os outros nos conhecerem apenas com simples olhares. Mas cá entre nós? Nem tudo nos convém! E uma dessas coisas é julgar pela aparência.
Certamente este é o caminho mais curto para a decepção. Pois, quanto mais tentam definir pessoas, menos atenderão às suas expectativas, inúteis pré-requisitos. Lembre-se que rótulo foi desenvolvido para produtos. Ele é superficial, generalista, frio, estático. Ou seja, lute sempre contra a tendência de tratar as pessoas como "coisas".
Apesar parecidos, cada ser humano é único, próprio e certamente insubstituível, inseridos dentro de um universo que chamamos de vida. Então tome muito cuidado meu amigo! Pois, por trás de um rótulo que você pode estar pretensiosamente carimbando, existem pessoas, que amam, vibram, riem, choram, que tem planos, sonhos e uma história.
Você é do tipo que seleciona pessoas para suas vitrines imaginárias?
Desculpe, eu sou do tipo que não nasci para ser estampa de uma caixa de sucrilhos!

6 comentários:

Gabriela disse...

muito bom fer!
sempre se superando!
=*

Fer disse...

Brigada amada!
vc é muito gentil!
beijos

Unknown disse...

È isso ai guria!
É uma das qualidades que eu admiro mais vc.
Bjs

Unknown disse...

belo texto Fer... cm todos os outros!! Bjooo

Fer disse...

Brigada querida!!!!!
super beijooooo

POEMAS AO AMANHECER disse...

eu tambem ja fui rotulo,e isto é é inaceitavel pra mim e claro pra todos q ja foram rotulados,parece abdurdo me julgarem por ser magra demais e num simples olhar pensarem por muitas vezes q tenho uma doença,absurdo nao conhece o ser humano q sou,muito boa sua cronica parabens,bjos