terça-feira, 20 de abril de 2010

Mil e uma Desculpas

Chega um tempo, que nos conhecemos suficientemente para saber quem somos, o que queremos, a quem queremos e de que forma, e isso inclui tudo: família, amigos, profissão, amores, sexo, lazer e afins.
Mas como bons adultos, também temos discernimento de contar com um mínimo de bom senso que nossa educação permite, fazendo com que nem sempre falemos tudo o que se passa dentro de nós.
Ora para não machucar, ora por auto-defesa, a questão é que as desculpas são ótimos mecanismos para um escape de potenciais situações constrangedoras.
Quem nunca ouviu: "O problema sou eu e não você!". Em um bom entendimento da sub-linguagem, essa frase quer dizer categoricamente um pé na bunda, só que acompanhado de flores para amenizar o impacto.
"Eu sou complicada, não te mereço" ou " Estou num outro momento da minha vida". Existe maneira mais bonitinha do que essa para se falar que a pessoa definitivamente não te encanta?
Caso um dia você resolva fazer um convite, e apertar a tecla SAP daquelas respostas expressivas do tipo:  "Vou ver" ou "Agora não posso falar, te ligo depois" ou ainda "Verei na sequencia", certamente você levou um super "não" de forma educada.
As entrelinhas são ótimas companheiras para nossas famosas desculpas. Quem nunca recebeu uma ligação tarde da noite, atendeu e ouviu algo do tipo: "nossa, desculpe acho que liguei errado" ou "você sabe o telefone daquela tele-entrega?" Simples assim, ficou subentendido, quando não foi preciso dizer "liguei porque estava com saudades".
O ser humano tem suas limitações, há de se convir que não há muitas variações das famosas desculpas, o que nos facilita o entendimento quando aparecem. Ora usam disto conosco, ora nós usamos com alguém. O universo dos pretextos assim vai evoluindo.
Esfarrapada ou não, o fato é que as desculpas sempre estarão presentes em nossa vida. Conscientes ou nem tanto, elas fazem parte do nosso cotidiano, a fim de somar ao nosso catálogo de "boas respostas". Caso um dia você resolva ser incomum, diferente, do contra ou simplesmente não estiver a fim de inventar nenhum porém, experimente apenas dizer a verdade!

5 comentários:

Andréia disse...

Nossa, esse texto falou tudo! Eu realmente já muita cosa escrtita nele. Fernanda você maravilhosamente bem e o que passa em nossas almas.

Fer disse...

Brigada querida!
É um prazer saber q vc está lendo meus textos!
beijos

Unknown disse...

As vezes nós temos que fazer pequenos sacrifícios, para poupar grandes sofrimentos.

Estás ficando boa nisso filhote!
Beijão

Liii disse...

A verdade eh a alma do negócio... Como diz mamis: "Filha, sua sinceridade dói!" será?? Acho que não perdemos em ser franca, apenas percebo que conforme vamos adquirindo maturidade, conseguimos flar de uma forma mais clara, para não ser tão mal interpretada!!!
Bjuss....amanha to aiiiiiiiiiiiiii...rs

Fer disse...

Eu adoro que vc Lê minhas crônicas Li! Acho que vc é a mais assídua aqui! Adoroooooooooooo